A Corsan iniciou, nessa quarta-feira, 14, a primeira fase da obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário no Centro de Tapes, que vai beneficiar mais de seis mil moradores. A Companhia está investindo R$ 10 milhões nessa etapa da ampliação, que deve ser concluída em dezoito meses.
Estão sendo implantados 29,6 quilômetros de redes coletoras, 2,1 mil ramais de rede (dispositivos que ligam as redes dos imóveis à tubulação principal) e uma estação elevatória de esgoto, que bombeia os efluentes para a estação de tratamento de esgoto.
Informação à comunidade
No início de março, equipes da Corsan informaram a população sobre o início das obras de expansão das redes coletoras de esgoto. Os agentes da Companhia, uniformizados e identificados, percorreram as avenidas Borges de Medeiros e Getúlio Vargas e as ruas Vereador Cândido Pereira, Paul Haris, Hermínio José Soares, Felicíssimo de Alfonsin e Professor Luiz Pereira, vias que serão impactadas pelas obras.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.