O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta sexta-feira, 16, a segunda etapa da implantação da nova adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto. A obra, parte da ampliação do Sistema de Abastecimento São João, não causará falta d’água. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), haverá bloqueio total na avenida Sertório, das 9h às 18h, próximo à avenida General Raphael Zippin (confira detalhes abaixo).
A primeira etapa da intervenção, iniciada em fevereiro e concluída em abril, consistiu no assentamento de 1,1 quilômetro de tubulação com 900 milímetros de diâmetro, entre as ruas Ouro Preto e Joaquim Silveira, no sentido centro-bairro da Sertório. Nesta segunda fase, as equipes atuarão na implantação de 1,2 quilômetro de canos entre a avenida General Raphael Zippin e a rótula da avenida Dante Ângelo Pilla, onde está localizado um reservatório.
“A previsão é de que esta etapa seja concluída em julho. A adutora de recalque é usada para transportar a água de um ponto geograficamente mais baixo, para um mais alto. Neste caso, a tubulação terá mais de quatro quilômetros de extensão – contribuindo muito para o aumento da oferta de água. É um reforço importante para as regiões Norte e Nordeste de Porto Alegre”, ressalta o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
Texto: Aristoteles Junior e Jaqueline Moura