A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) divulgou nesta terça-feira (14) uma nota oficial para esclarecer polêmicas envolvendo o título do documentário lançado em alusão ao primeiro ano das enchentes de maio de 2024, consideradas a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. A produção, realizada com equipe e recursos próprios da Secom, gerou questionamentos de setores da oposição, que associaram o título e os gastos de comunicação ao uso de recursos destinados à reconstrução do Estado. Em resposta, a secretaria reforçou o caráter institucional do material e repudiou interpretações com “nítido caráter eleitoreiro”.
Nota na íntegra:
Nota
A respeito do título do documentário alusivo ao primeiro ano das enchentes de maio de 2024, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) esclarece que a frase “Todos nós por todos nós” é uma expressão popular, já utilizada em diferentes contextos ao longo do tempo. Ela foi utilizada como conceito do Plano Rio Grande para representar o esforço e participação de todos durante as enchentes e a reconstrução do Estado.
Já a frase “Agora somos todos nós por todos nós”, além de ser diferente, foi utilizada como mensagem comemorativa. O slogan da campanha eleitoral do segundo turno em 2022 foi “O Rio Grande fala mais alto”.
O documentário, produzido pela equipe interna da Secom, com imagens do Departamento de Jornalismo, é um registro histórico da maior tragédia climática vivida pelo Rio Grande do Sul.
Não foram empregados recursos da reconstrução no documentário. Toda a produção foi realizada pela equipe própria da Secom. Os R$ 28 milhões que aparecem no demonstrativo do Plano Rio Grande se referem a uma campanha mercadológica de retomada do turismo, setor severamente afetado pelas enchentes, quando da reativação do aeroporto Salgado Filho.
Os questionamentos e falas de políticos de oposição a respeito da obra têm distorções com nítido caráter eleitoreiro.
Seguimos prezando pela clareza, responsabilidade e transparência na comunicação com a população gaúcha.
Secretaria Estadual de Comunicação
Porto Alegre, 14 de maio de 2025.