O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou um novo serviço para beneficiários que desejam confirmar se descontos em seus benefícios foram devidamente autorizados. Para isso, basta acessar o Meu INSS, no site ou aplicativo, e entrar com CPF e senha para utilizar o recurso “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Caso o desconto não tenha sido autorizado, o usuário pode indicar essa informação no sistema. A partir disso, a entidade responsável pelo desconto tem até 15 dias úteis para enviar uma resposta. A contestação é concluída com uma mensagem de sucesso, e o acompanhamento pode ser feito pelos canais oficiais.
Além do app, o atendimento pode ser realizado pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h. O INSS orienta que os horários de menor movimento são após às 16h e nos sábados, facilitando um retorno mais ágil.
O INSS também reforçou que não realiza contato via WhatsApp, e-mails ou SMS. Golpes têm sido relatados, e o Instituto alerta que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para evitar fraudes e vazamentos de dados pessoais.
Com a informação Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.