Dom Sérgio da Rocha é citado como possível sucessor de Francisco em lista da imprensa internacional

O cardeal brasileiro Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, foi incluído em uma lista de possíveis sucessores do Papa Francisco divulgada pelo jornal francês Libération. O conclave que decidirá o novo líder da Igreja Católica começa nesta quarta-feira (7) no Vaticano.

Dom Sérgio é o arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, além de ser um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto no conclave. Natural de Dobrada (SP), ele foi ordenado padre aos 25 anos e tornou-se cardeal em 2016, por nomeação do Papa Francisco.

Formado em Teologia em São Paulo, com doutorado em Teologia Moral obtido em Roma, Dom Sérgio tem trajetória sólida na Igreja: começou como bispo auxiliar em Fortaleza em 2001, foi arcebispo de Brasília entre 2011 e 2020 e, desde então, está à frente da Arquidiocese de Salvador.

Apesar de manter postura discreta, é descrito como “pastor justo e acessível”, segundo o site oficial do Colégio de Cardeais. Em recente entrevista, preferiu não comentar sobre uma eventual eleição:

“O conclave está nas mãos de Deus”, afirmou.

Dom Sérgio já foi alvo de críticas de alas conservadoras da Igreja, especialmente após celebrar uma missa em homenagem às vítimas da transfobia, em 2021. Na ocasião, condenou a violência contra pessoas LGBTQIA+ e defendeu uma cultura de fraternidade e paz.

Como será o conclave
A primeira votação acontecerá nesta quarta-feira e a cor da fumaça indicará o resultado:

Fumaça preta: nenhum cardeal foi eleito papa.

Fumaça branca: novo papa escolhido.

Nos dias seguintes, serão realizadas até quatro votações por dia, com queima conjunta das cédulas em dois horários (manhã e tarde), sempre com liberação da fumaça às 7h e 14h (horário de Brasília).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.