A partir da noite desta terça-feira, 29, a rua dos Andradas e a avenida Borges de Medeiros começam a receber pisos com acessibilidade universal. Os trabalhos acontecem das 19h às 5h. As vias fazem parte do Quadrilátero Central, que está em fase final de obras.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o piso podotátil será instalado sem a necessidade de refazer o trabalho já concluído nos locais. O material será colado e parafusado diretamente no concreto da calçada, nos dois lados da via. O piso oferece autonomia e segurança às pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
“Cerca de 350 mil pessoas passam diariamente pelo Centro Histórico. As obras, além de requalificar as vias, oferecem acessibilidade e mais segurança para a comunidade”, avalia o secretário André Flores.
As obras do Quadrilátero Central encontram-se em fase de ajustes finais, incluindo a substituição de pisos danificados e correções em trechos com problemas na execução. Nessas situações, como explica Flores, não é realizado novo pagamento à construtora. Na Rua dos Andradas, estão sendo instalados novos postes de iluminação pública. A via vai receber, ainda, mobiliário urbano e paisagismo.
O único trecho que estava pendente de requalificação, localizado na rua do Andradas, com a rua General Câmara e o Largo dos Medeiros, já recebeu liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trecho, com cerca de 80 metros quadrados, fica próximo à Praça da Alfândega e necessitava de liberação do Iphan. Até o momento, o valor despendido nas obras do Quadrilátero Central é de aproximadamente R$ 18 milhões.
Além disso ouve a instalação de cobertura de vidro nas escadarias internas do Viaduto Otávio Rocha.
Com a informação PMPA.