XP confirma vazamento de dados de clientes, mas garante segurança das contas

A XP Inc. confirmou nesta quinta-feira (24) que dados de clientes foram acessados de forma indevida em uma base de dados hospedada por um fornecedor externo. Entre as informações comprometidas estão nome completo, número da conta, saldo, limite de crédito e outros dados cadastrais. Segundo comunicado enviado por e-mail aos usuários, os sistemas internos da corretora não foram invadidos e não houve qualquer movimentação financeira ou vazamento de senhas e dados sensíveis como CPF ou biometria.

A empresa reforçou que as contas e investimentos permanecem seguros e que os aplicativos e sites podem ser utilizados normalmente, sem necessidade de alteração de senhas. No entanto, a XP alertou para a possibilidade de tentativas de golpe, especialmente por meio de ligações telefônicas fraudulentas solicitando procedimentos de segurança. A orientação é para que os clientes desconfiem de qualquer pedido de alteração de dados ou ações no aplicativo feitas por telefone.

De acordo com a XP, o vazamento incluiu informações sobre produtos financeiros contratados, como cartões, seguros e previdência, mas sem detalhamento. Os dados acessados são referentes ao mês de março. Em nota à imprensa, a empresa reafirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e que não há risco de transações indevidas. O caso segue sob investigação interna para apuração da falha de segurança junto ao fornecedor envolvido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.