Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a região de Pinelands, em Nova Jersey, e pode se tornar o maior do estado nos últimos 20 anos. Com início na terça-feira (23), na Greenwood Forest Wildlife Management Area, o fogo já consumiu cerca de 4.700 hectares e segue ativo, segundo informações do Serviço de Bombeiros local. O incêndio, batizado de Jones Road, chegou a ameaçar áreas residenciais próximas às cidades de Lacey, Ocean e Barnegat, no condado de Ocean, mas, segundo as autoridades, já não representa perigo direto para moradores.
Apesar da gravidade, não há registro de vítimas ou de casas destruídas. As ordens de evacuação, emitidas na terça-feira, foram suspensas na quarta, assim como a interdição de um trecho da Garden State Parkway, principal rodovia norte-sul do estado. A vice-governadora Tahesha Way declarou estado de emergência, uma vez que o governador Phil Murphy está em viagem internacional. Segundo Way, o controle das chamas chegou a 30%, mas o fogo pode persistir por vários dias, até que haja chuva suficiente para extingui-lo completamente.
Nova Jersey já registra um número alarmante de incêndios em 2025: 662 ocorrências, o dobro da média anual, resultando na queima de 6.700 hectares até o momento. A causa do incêndio de Jones Road ainda está sob investigação. O comissário estadual de proteção ambiental, Shawn LaTourette, alertou que, caso o fogo continue avançando, poderá superar o histórico incêndio de 2007, que devastou cerca de 6.900 hectares na mesma região.