Paulo Pimenta afirma que recursos para obras contra enchentes já estão disponíveis e cobra ação do governo gaúcho

Em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira (22), o deputado federal e ex-ministro-chefe da Secretaria Extraordinária da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, rebateu as críticas do governador Eduardo Leite e afirmou que os R$ 6,5 bilhões do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (FIRECE) já estão disponíveis. Segundo o parlamentar, para que os recursos sejam liberados, o governo estadual precisa apenas manifestar interesse à Caixa Econômica Federal, que fará os pagamentos diretamente aos fornecedores mediante comprovação da execução das obras.

“Desde o primeiro momento, o compromisso do Governo Lula, que já liberou cerca de R$ 100 bilhões para a reconstrução do Rio Grande do Sul, é garantir que todas as entregas sejam feitas com rapidez, devolvendo a tranquilidade e dignidade para a população”, diz a nota.

A nota de Pimenta foi uma resposta direta ao ofício enviado por Leite na semana passada à Casa Civil, cobrando a liberação de verbas para projetos em Eldorado do Sul e Alvorada. Uma nota do Governo Federal ressaltou que a Caixa será responsável por verificar e liberar os pagamentos após comprovação dos serviços prestados, conforme as diretrizes do FIRECE e do plano de aplicação dos recursos. “É do maior interesse do Governo Federal que as obras do Sistema de Proteção contra enchentes sejam executadas o mais rápido possível”, completou o texto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.