A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD entregou nesta terça-feira (22), em Yizheng, na China, o cargueiro BYD Shenzhen, considerado o maior navio transportador de veículos do mundo. Com 219 metros de comprimento e 37,7 metros de largura, o navio possui capacidade para transportar até 9.200 carros, operando com tecnologia bicombustível (incluindo GNL).
A embarcação deve zarpar rumo ao Brasil ainda esta semana, fortalecendo a logística global da marca e ampliando sua presença no mercado nacional.
Segundo Wang Junbao, gerente-geral da divisão de assuntos públicos da BYD, o navio simboliza uma “ponte marítima” que liga a inovação chinesa aos mercados internacionais, garantindo entregas estáveis, eficientes e com menor impacto ambiental dos veículos de nova energia (NEVs) da marca.
A empresa já opera outros três navios ro-ro (roll-on/roll-off) — Explorer No.1, Changzhou e Hefei. Juntos, transportaram mais de 25 mil NEVs no primeiro trimestre de 2025. O Explorer No.1 atracou no Porto de Portocel, no Espírito Santo, em fevereiro, com mais de 5 mil veículos destinados ao mercado brasileiro.
O Brasil se consolidou como um dos principais mercados internacionais da BYD. Em 2024, o país comprou 76.700 veículos, representando um crescimento de 328% em relação ao ano anterior. No total, as vendas externas da BYD alcançaram 417.200 unidades em 2024.
O cenário também reflete o bom momento da indústria de NEVs na China: só no primeiro trimestre de 2025, o país produziu 3,18 milhões de unidades, um crescimento de 50,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações de NEVs cresceram 43,9%, somando 441 mil unidades.