Coluna | O impacto de um líder com mentalidade de escassez leva todo seu time a estafa

Um empresário com mentalidade pobre geralmente enxerga o mundo sob uma ótica de escassez, como se os recursos fossem limitados e cada ganho tivesse que vir à custa de algo ou alguém. Isso cria um ambiente onde ele constantemente se preocupa em proteger o que tem, resistindo a investir ou dividir para crescer. Essa postura leva a decisões que reforçam a estagnação, pois ele evita riscos, inovações e investimentos que poderiam expandir o negócio.

Além disso, uma mentalidade voltada à escassez geralmente alimenta desconfiança, competição interna e centralização excessiva, pois ele teme que qualquer crescimento possa prejudicar seu controle. O empresário se fecha em um ciclo onde o medo de perder mais do que ganhar domina sua visão, sabotando o potencial de crescimento e limitando a capacidade da equipe de colaborar e inovar.

Em contraste, um empresário com mentalidade de abundância vê o sucesso dos outros como uma oportunidade para crescer também. Ele entende que ao investir em seus funcionários, processos e inovações, está criando valor para o presente e para o futuro, elevando a qualidade e o impacto de sua empresa no mercado. Pessoas motivadas trabalham melhor; para motivar um time nada é mais eficiente que um líder próspero que acredita e investe em seu TIME.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.