VÍDEO: conheça Nanico P-50, o menor carro do mundo

O Brasil pode ter dado vida ao menor carro do mundo. O responsável pela façanha é o mecânico Caio Strumiello, de São Vicente, no litoral de São Paulo, que construiu o Nanico P-50, um ultracompacto que supera por centímetros o famoso Peel P50, considerado até hoje o menor automóvel já produzido.

Com apenas 1,33 metro de comprimento, 78 centímetros de largura e 1,03 metro de altura, o Nanico P-50 é um centímetro mais curto que o veículo britânico fabricado nos anos 1960 pela Peel Engineering Company. Apesar de ainda não ter sido oficialmente reconhecido pelo Guinness Book, o criador garante que seu modelo supera o recordista atual.

Segundo Caio, a construção do carro levou apenas 20 dias entre a concepção e a execução. O Nanico foi montado a partir da estrutura de uma cadeira de rodas motorizada, também projetada por ele. “É apertado, mas cabe duas pessoas pequenas”, brinca o inventor, que ganhou o apelido de “Inventor de São Vicente”.

Inspirado pelo design clássico do Peel P50, Caio desenvolveu o Nanico com estrutura de fibra de vidro, para-brisa em acrílico e rodas de aro 10. O veículo é equipado com motor de 50 ou 100 cilindradas, dependendo da configuração, e alcança até 80 km/h, com consumo estimado de até 45 km por litro, tornando-se uma opção extremamente econômica para ambientes urbanos.

O tamanho diminuto impressiona tanto que o Nanico consegue circular na faixa exclusiva de motocicletas, como mostra um dos vídeos publicados por Caio nas redes sociais. A combinação de mobilidade urbana, criatividade e economia tem gerado grande repercussão e milhares de visualizações nas plataformas digitais.

Além de compacto, o carrinho brasileiro se destaca por funcionalidades que o tornam mais prático do que o concorrente inglês: tem quatro rodas, marcha à ré e capacidade para transportar duas pessoas de baixa estatura e peso.

Com a repercussão nas redes, Caio Strumiello já estuda os trâmites para registrar oficialmente o Nanico P-50 no Guinness World Records. Enquanto isso, segue compartilhando o passo a passo da construção do carro e novas invenções em suas plataformas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.