15 bairros devem ficar sem água nesta semana em Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que nesta terça-feira (20) serão realizadas intervenções programadas em diferentes áreas de Porto Alegre. Os serviços, que começarão às 8h30, podem causar interrupções temporárias no fornecimento de água ou reduzir a pressão nas redes. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado ao longo da noite.

As ações estão sujeitas a mudanças conforme as condições do clima ou questões técnicas. Informações atualizadas serão divulgadas em tempo real nos perfis oficiais do Dmae nas redes sociais (X, Instagram e Facebook).

Veja abaixo a programação, os serviços que serão realizados por zonas e os bairros afetados

Zona Norte

O Dmae fará o primeiro entroncamento da nova adutora de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, entre as ruas Marechal Simeão e Dr. Eduardo Chartier. A tubulação, com 800 milímetros de diâmetro, integra o projeto de ampliação do sistema São João – orçado em R$ 87 milhões, visando a melhoria do abastecimento da região.

Para a execução do serviço, serão desligadas as Ebats Ipiranga 1 e Sarandi. Com isso, pode haver falta d’água nos bairros Costa e Silva (parte), Cristo Redentor (parte alta), Passo das Pedras, Jardim Itu, Jardim Sabará, Jardim Planalto, Parque Santa Fé, Passo das Pedras (Jardim Ingá), Passo da Areia (parte alta), Rubem Berta, Sarandi (Vila Passo da Mangueira) e Vila Ipiranga.

Zona Leste

O Dmae fará o entroncamento de uma nova rede de abastecimento, com 63 milímetros de diâmetro, com a tubulação já existente na esquina entre as avenidas Cel. Aparício Borges e Estér. O serviço poderá impactar, temporariamente, o abastecimento de parte do bairro Glória.

Zona Sul

Os bairros Vila Nova e Campo Novo poderão ter baixa pressão e falta d’água em razão da desativação de tubulações antigas, com diâmetro 160 a 300 milímetros. Elas serão substituídas por uma nova rede, já implantada, com o objetivo de reduzir os períodos de desabastecimento na região.

Retorno da água – Após paradas mais longas, a água pode apresentar alterações de coloração e gosto. O fenômeno é decorrente do arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas das tubulações. Se o aspecto normal demorar a ser restabelecido, o cliente pode solicitar a lavagem da rede e do ramal domiciliar no Sistema 156.

*Com a informação PMPA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.