Advogada de Vacaria é denunciada por estelionato contra clientes e vira ré em seis ações penais

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou por estelionato uma advogada de Vacaria, acusada de enganar seis clientes ao longo de sete anos, causando um prejuízo superior a R$ 670 mil. Segundo o promotor de Justiça Gustavo Ritter, responsável pelas denúncias, a profissional alegava falsas despesas forenses para justificar a cobrança de valores, que na verdade eram utilizados para fins pessoais. A Justiça aceitou as denúncias na última segunda-feira, 5 de maio, e a ré é investigada por mais de 170 atos criminosos envolvendo as mesmas vítimas.

O MPRS também solicitou a suspensão do exercício da advocacia pela denunciada, como forma de evitar a repetição das práticas ilegais. Segundo o pedido, ela segue anunciando serviços nas áreas de Direito de Família e Direito Tributário — justamente os ramos nos quais teria cometido os crimes. A decisão sobre o afastamento ainda é aguardada pela Promotoria.

De acordo com o Ministério Público, a advogada apresentava recibos e guias falsas para simular a legalidade das cobranças e ludibriar seus clientes. As vítimas, segundo o promotor, chegaram a enfrentar dificuldades financeiras acreditando que estavam quitando obrigações judiciais reais. “Os fatos averiguados são incompatíveis com a confiança que a população deposita na advocacia e em seus profissionais”, afirmou Gustavo Ritter.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.