Casos de sarampo aumentam 11 vezes nas Américas em 2025 e acendem alerta da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta global nesta segunda-feira (28) diante do aumento expressivo dos casos de sarampo nas Américas em 2025. Entre 1º de janeiro e 18 de abril, foram registrados 2.318 casos da doença, com três mortes confirmadas, o que representa um aumento 11 vezes maior em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo a OMS, a maioria das infecções ocorreu em pessoas de 1 a 29 anos, principalmente entre não vacinados ou com status vacinal desconhecido. A organização lembra que o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar e que pode causar complicações graves, como cegueira, pneumonia, infecções cerebrais e até a morte.

Apesar de a vacina ser eficaz, segura e gratuita em diversos países, a cobertura vacinal continua abaixo do ideal. Apenas em 2023, mais de 22 milhões de crianças em todo o mundo não receberam sequer a primeira dose do imunizante.

O infectologista Renato Grinbaum afirma que o avanço do sarampo está ligado à queda na vacinação motivada pelo descrédito nas vacinas após a pandemia. “Existe chance de o surto chegar ao Brasil porque a nossa cobertura vacinal caiu”, alerta.

No Brasil, a vacinação contra o sarampo é oferecida gratuitamente no SUS. O esquema inclui duas doses para crianças e jovens até 30 anos e uma dose para adultos entre 30 e 60 anos. Quem não tem certeza se foi vacinado deve buscar a imunização.

Após ter eliminado o sarampo em 2016, o Brasil perdeu o certificado em 2018, mas recuperou o status de eliminação em 2024. Desde 2022, não há casos autóctones da doença no país, mas casos importados continuam sendo registrados em estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.