Treinos de alta performance ganham mais segurança com novos horários na Orla

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou o balanço dos primeiros dias com os novos horários de utilização da avenida Edvaldo Pereira Paiva para corredores e ciclistas de alta performance. Desde a madrugada do último sábado, 12, o fechamento da Edvaldo Pereira Paiva para veículos – e o consequente início da área de lazer – passou a ocorrer às 6h30, ou seja, 30 minutos mais tarde do que anteriormente, quando o bloqueio era feito às 6h da manhã. Em razão dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a medida será implementada de sexta-feira até segunda-feira no próximo final de semana.

Nos primeiros dois dias após a mudança, os horários foram respeitados e não houve ocorrências imprevistas na operação, que contou com o apoio dos agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC. “Com esta alteração, os pelotões de bicicleta que treinam cedo, a partir das 5h, conseguem utilizar a Orla com mais tranquilidade, em um horário em que o fluxo de veículos ainda é muito baixo. Dessa forma, os grupos de corredores passam a treinar em segurança a partir das 6h30, já na área de lazer e sem a presença dos pelotões de ciclistas de velocidade, o que torna o uso do espaço mais seguro para todos”, destaca Carlos Pires, diretor de Operações da EPTC.

A mudança foi planejada em conjunto com grupos de ciclistas e corredores, com o objetivo de garantir a segurança viária e evitar conflitos entre os usuários do trecho voltado à prática de treinos de alta performance.

As orientações são direcionadas a esses grupos específicos, que já estão habituados a realizar seus treinamentos nas primeiras horas da manhã, antes do fechamento da via para o lazer. Os ciclistas – que devem respeitar a sinalização – têm preferência sobre os veículos automotores, mas devem sempre priorizar os pedestres.

A partir do momento em que a Orla é destinada ao lazer, mantêm-se as mesmas orientações vigentes antes da mudança de horário: a área torna-se um espaço de convivência e respeito aos pedestres, sendo vedada a prática de treinos de ciclismo de alta performance. Os ciclistas de passeio devem redobrar a atenção, manter velocidade reduzida e circular sempre pelo bordo direito da via.

Os agentes da Escola Pública de Mobilidade da EPTC realizam regularmente ações educativas, campanhas e atividades de conscientização com ciclistas, usuários de patinetes e outros frequentadores da Orla do Guaíba e das principais ciclovias. O órgão gestor de trânsito e transporte de Porto Alegre também oferece cursos gratuitos na plataforma de ensino a distância (EaD) da Escola Pública de Mobilidade, como o Pedalando com Segurança, disponíveis no sitewww.eadeptc.com.br.

Proteção – O uso do capacete é fundamental para a prática do ciclismo. Além de proteger contra traumatismo craniano e lesão cerebral em casos de queda, ajuda a evitar eventuais cortes e escoriações. Outro equipamento de proteção individual (EPI) essencial para o ciclista, principalmente à noite, é o farol ou lanterna. Muitas vezes os motoristas ou pedestres não percebem a presença da bike, por isso é importante investir em faróis e iluminação traseira para garantir a segurança na pedalada.

Principais EPIs:

  • Capacete
  • Luvas
  • Óculos
  • Retrovisores e buzinas
  • Farol e lanterna

 

Texto: Prefeitura de Porto Alegre

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