O projeto tem como objetivo implementar e fortalecer espaços de leitura em escolas comunitárias de educação infantil da Capital. Ao todo, 87 instituições parceirizadas participarão da formação.
“Este é um espaço de valorização das escolas parceirizadas da nossa rede municipal, que representam a maior parte das matrículas, especialmente na educação infantil, e também de celebração da importância da literatura nos primeiros anos de formação dos nossos estudantes”, destacou o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
A formação será dividida em três etapas. A primeira consiste em um curso voltado a representantes das escolas parceirizadas, que ocorrerá em três fases no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os encontros abordarão temas como literatura na primeira infância, qualidade literária e suas relações com a educação para questões de gênero e raciais. Na segunda etapa, serão selecionadas dez escolas para receber mentoria especializada em práticas de leitura e formação de leitores, com base na participação e nas informações enviadas pelos inscritos.
“Nossa equipe tem investido em parcerias que qualifiquem a prática pedagógica, considerando a importância da formação de leitores desde a primeira infância. Momentos formativos como este contribuem não apenas para o aprimoramento do trabalho nas escolas de educação infantil, mas também para a construção coletiva desse processo”, afirmou Julia Azambuja, coordenadora-adjunta da Unidade de Educação Infantil da Diretoria Pedagógica da Smed.
*********Reprodução PMPA***********