Vem aí o 7º Festival de Teatro de Gravataí – FETEG, e chegou a hora de conhecer tudo o que vai rolar! De 22 a 27 de abril, diversos espaços culturais da cidade serão ocupados com uma intensa programação artística e formativa, que reúne espetáculos de teatro, dança, circo, música, oficinas e performances para públicos de todas as idades. A seguir, confira a programação completa, organizada por dia e turno, para não perder nenhum momento desse grande encontro com as artes cênicas.
A abertura oficial do FETEG acontece na noite de terça-feira, 22 de abril, às 19h30, com o espetáculo de dança ‘Isso é Brasil’, do Grupo Mojubá (UFSM), no Teatro da Praça da Bíblia, localizado junto a Rua Coberta e montado, especialmente, para o Festival. No mesmo dia, o grupo também se apresenta pela manhã, às 9h, com entrada livre, para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. À tarde, às 14h, o espetáculo infantil ‘Dentro D’Água’, da Cia Talagadá, de Itapira/SP, ocupa o palco do Teatro do Sesc, com classificação livre para crianças a partir da primeira infância e interpretação em LIBRAS. Oficinas de dança e crítica teatral também movimentam o dia, com destaque para a oficina de dança popular brasileira do Grupo Mojubá em escolas municipais e a residência artística com Carolina Sudati (Translúcida Bruta), de São Paulo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, em três encontros no Casarão dos Bina, importante patrimônio histórico-cultural da cidade.
Na manhã de quarta-feira, 23 de abril, às 9h, o espetáculo ‘Carolina e Outras Vozes’, da Trupi di Trapu, de Porto Alegre, aborda temas históricos e sociais a partir da literatura de Carolina de Jesus na Casa de Cultura, com classificação de 12 anos. À tarde, o Teatro de Rua toma conta da cidade com oficina ministrada pela Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela, das 14h às 17h no Teatro da Praça da Bíblia. Ainda à tarde, às 16h, a performance ‘Cartas Para Você’, de Joice Rossato, inicia seu percurso com duração de até duas horas e meia na Praça do Quiosque da Cultura. Às 18h marca a abertura da exposição “Danilo – Um Cronista da Aldeia”, no Quiosque. À noite, a Cia Rústica apresenta ‘Cabaré do Amor Rasgado’, no Teatro do Sesc, às 20h, espetáculo com classificação de 14 anos.
Na manhã de quinta-feira, 24 de abril, o espetáculo ‘Memória de Elefante’, da Rococó Produções Artísticas e Culturais, ocupa o Teatro da Praça às 9h, com sessão voltada a alunos a partir do 5º ano. O Fórum Cultural da GRANPAL, na qual a Secretaria de Cultura de Gravataí está na coordenação neste ano, reúne secretários e diretores de cultura da região metropolitana, com reunião e circuito cultural por Gravataí. À tarde, o destaque vai para o encontro Conexões Reflexivas, com o Grupo Vivências de Gravataí, que celebra 30 anos de atuação com performance do grupo e mediação de Rodrigo Monteiro, das 15h30 às 17h30. À noite, o espetáculo ‘Dos Nossos Para os Nossos’, do Coletivo AfroMaré (RJ), um projeto que busca resgatar e valorizar a identidade da cultura negra brasileira e sua ancestralidade, apresentado às 20h no Teatro do Sesc, com classificação de 14 anos. Oficinas e encontros com crítica teatral seguem acontecendo ao longo do dia.
Na sexta-feira, 25 de abril, pela manhã, o destaque é a oficina de manipulação de objetos com Gabriel Martins (POA), das 10h30 às 12h e das 13h30 às 15h, voltada a estudantes de escola pública. À tarde, três atividades se destacam: a oficina Vocalidades Negras em Cena, com o NUTA de Porto Alegre, das 15h30 às 18h30 no Teatro da Praça; o espetáculo ‘Piquenique: Uma História de Fantasmas’, do Coletivo Nômade de Teatro às 14h, com classificação livre para crianças de 7 a 12 anos; e a contação de histórias ‘Histórias Para Brincar’, com Léia Cassol, voltada ao público escolar infantil na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato que, também, recebe o lançamento do livro ‘Dois Olhares de Mulher’, de autoria de Josiane Prestes e Maria Inês Barcelos, das 18h às 20h, no dia de comemoração do aniversário da Biblioteca. À noite, o palco do Teatro da Praça da Bíblia recebe o show ‘Tributo a Mercedes Sosa’, com a cantora Tatiéli Bueno, às 20h.
O sábado, 26 de abril, inicia às 10h com a performance de rua ‘Para Onde Vai?’, da Ação Nômade, na Praça da Rua Coberta. O dia é marcado por oficinas e ações do Coletivo Hip-Hop de Gravataí, incluindo atividades de grafite, DJing e produção cultural, com Nikki, DJ Gordex e Monna, todas com turmas pela manhã e à tarde na Casa de Cultura e Quiosque. Às 14h, a oficina de dança MovimentAÍ, com Silvana Maciel, propõe jogos dançantes para crianças no Teatro da Praça que, também, recebe a partir das 17h uma sequência de performances de cultura urbana com Dj Moira, Popping e Footwork com Regis The Clown e B-boy Vitor Footwork Machine, Breaking com Keeper Street Crew e Restinga Crew de Porto Alegre, e Show com HNDL. Às 19h, o espetáculo ‘Oxitocina’, da Nós Cia de Teatro (POA), será encenado no Teatro do Sesc, seguido da performance de Dança Contemporánea ‘Dentre’, da Karma Coletivo de Artes Cênicas (SC), às 20h30. Ambos têm classificação de 14 anos.
No domingo, 27 de abril, o encerramento do festival inicia com a Feira de Artesanato, em frente à Casa de Cultura, e a mesa Conexões Reflexivas, com o SATED/RS e curadores, às 10h na Casa de Cultura. À tarde, a praça da Rua Coberta recebe às 14h a apresentação de capoeira do Grupo Nossas Raízes. Às 15h, o espetáculo ‘Corpo Casulo’, que aborda questões de transgeneridade, do Coletivo Intransitivo (POA), será apresentado com intérprete de LIBRAS no Teatro do Sesc, seguido pelo espetáculo de Circo/Teatro ‘La Perseguida’, do Teatro VagaMundo (SC), às 16h, e o show da Banda Hora Extra, de Gravataí, às 17h30 no Teatro da Praça. A programação de rua também conta com o evento Grafitaí com ação de Live Painting, Slam e uma Cerimônia de homenagem à artista visual Dâmaris Felzke, na entrega do grafite realizado na parte externa do Quiosque da Cultura durante os dias do Festival pela artista Luiza Kamara. O encerramento oficial acontece com o ‘Tributo a Cazuza’, por Marcos Delfino, às 20h, no palco principal.
O 7º FETEG – Festival de Teatro de Gravataí é uma realização da Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com correalização do Serviço Social do Comércio – Sesc Gravataí, apoio do Praça Mall, Sindilojas, Sonho Gastronomia, Armazém 500 Pub Bar, Hotel Gravataí Center, Universitário, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí – CMPC, e financiamento através do Convênio de Coinvestimento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Apenas as oficinas exigem inscrição prévia, devido à limitação de vagas. Informações sobre o 7º FETEG e os links para as inscrições estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura (Instagram e Facebook), além do Portal da Cultura no site oficial.
Gravataí está pronta para viver seis dias intensos de arte, encontro e celebração. Vem com a gente!
Texto: Prefeitura de Gravataí