O julgamento do acusado de matar a ex-companheira e o namorado dela a tiros, em maio de 2023, encerrou-se no final da noite desta quinta-feira, 10/04, no Foro da Comarca de São Gabriel. Após mais de 20 horas de julgamento, a Juíza de Direito Liz Grachten, titular da Vara Criminal de São Gabriel, proferiu a sentença, acolhendo a decisão do Conselho de Sentença, composto por quatro mulheres e três homens. O Conselho acatou a tese do Ministério Público, mantendo todas as qualificadoras e aplicando a pena de 59 anos, 4 meses e 20 dias de reclusão, em regime fechado. O réu também foi condenado por porte e posse de arma.
O homem foi considerado culpado pela morte de sua ex-esposa e do namorado dela, ocorrida em maio de 2023, no município. Ele foi julgado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, perigo comum, dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima), além de feminicídio, por terem sido cometidos em contexto de violência doméstica e motivados por questões de gênero. Os delitos ocorreram na presença das filhas do casal. Ele também respondeu por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Atuaram no julgamento os Promotores de Justiça Leonardo Giardin de Souza e Graziela Vieira Lorenzoni. Na defesa técnica, atuaram os advogados Ezequiel Vetoretti, Eduardo Vetoretti, Rodrigo Grecellé Vares e Arthur Martins Nascimento. Foram ouvidas quatro testemunhas de acusação e quatro de defesa.
Texto: Fabi Càrvalho/tjrs