Paulo Pimenta faz campanha para que Edinho Silva assuma a presidência do PT

O ex-ministro da Secretaria de Comunicação e deputado federal Paulo Pimenta manifestou apoio à candidatura de Edinho Silva à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quarta-feira (9). Em declaração pública, Pimenta destacou a experiência, lealdade e capacidade de articulação do ex-prefeito de Araraquara, considerado por ele o nome ideal para liderar o partido diante dos desafios enfrentados pela esquerda no Brasil e no mundo. Edinho, que tem o apoio direto do presidente Lula, é apontado como o favorito para assumir o posto.

“Edinho sempre esteve ao lado do Presidente Lula, principalmente nos momentos mais difíceis, demonstrando sua lealdade, característica fundamental entre companheiros. Além disso, Edinho sempre mostrou compromisso com tudo aquilo que defendemos, e vai inaugurar um período de diálogo, de renovação e mudanças fundamentais para que o PT possa continuar com sua missão de ser uma ferramenta de transformação e de construção de uma sociedade mais justa para o povo brasileiro”, escreveu Pimenta.

Contudo, ainda nesta quarta-feira, a corrida interna à presidência do PT ganhou um novo capítulo. Rui Falcão, ex-presidente do PT e atual deputado federal, também lançou sua candidatura pelo comando da legenda. Filiado à corrente Novo Rumo, Falcão afirmou que sua proposta não é um confronto direto com Edinho, mas sim “uma tentativa de elevar o nível do debate partidário e fortalecer o engajamento cotidiano do PT nas lutas sociais e políticas do país”. Ele também tem feito críticas ao que chamou de tentativa de “despolarização” do partido.

A eleição para a nova presidência do PT está marcada para o dia 6 de julho e será decidida por meio do voto direto dos cerca de 1,3 milhão de filiados ao partido em todo o país. A disputa deve marcar o início de uma nova fase no comando da legenda, com reflexos diretos na estratégia política para os próximos anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.