South Summit apresenta os bastidores da maior campanha solidária realizada durante as enchentes no RS

Apenas quatro dias depois que as enchentes do Rio Grande do Sul começaram, o Vakinha, maior site de doação online da América Latina, liderou uma campanha histórica para ajudar, em diversas frentes, os milhares de atingidos e a reconstrução das cidades devastadas. Reconhecida por ser um canal seguro para doações, contabiliza a abertura de cerca de duas mil novas vaquinhas por dia, conectando campanhas a pessoas que querem fazer o bem. No entanto, desta vez, a empresa decidiu coordenar o processo em parceria com o influenciador Badin Colono e alavancou um movimento solidário que captou quase R$ 80 milhões.

“Chegamos a este valor em surpreendentes três meses. Causas emergenciais como esta costumam ter bastante adesão no site do Vakinha, mas foi impressionante a velocidade com que conseguimos arrecadar doações para o Rio Grande do Sul neste episódio. Depósitos que vieram de todo o território nacional e de várias partes do mundo.”, conta Luiz Felipe Gheller, fundador e sócio da empresa.

No dia 11 de abril, às 14h40, ele conta toda a história da campanha — do anúncio inicial até a destinação dos recursos — no South Summit Brazil. Ele subirá ao palco The Next Big Thing com o COO do Vakinha, Thiago Cid, para uma conversa mediada por Gabriella Bordasch no painel “Dos 800 milímetros aos R$ 80 milhões” — fazendo referência ao volume de chuva que atingiu o estado gaúcho. Quem foram os parceiros, as ONGs e projetos contemplados e o desafio da transparência estão entre os temas que serão abordados.

Para Gheller, além da credibilidade e da transparência da plataforma, a popularidade de Badin e a divulgação do programa Pretinho Básico contribuíram para o resultado. Batizada de “A Maior Campanha Solidária do RS”, a iniciativa reuniu mais de cem empresas, além de 150 influenciadores em redes sociais. Mais de 1,3 milhão de pessoas contribuíram com doações. O valor chegou a 95 municípios afetados e beneficiou mais de 600 projetos nas áreas de assistência social, educação, reestruturação econômica, saúde, habitação e saneamento.

“Temos um papel importante de conectar pessoas em prol do bem. E essas conexões, com certeza, facilitaram a propagação da campanha. Mas só chegamos a este valor por conta da solidariedade de muita gente. Em meio a uma tragédia como esta, com repercussão internacional, é um privilégio ter ferramentas para expandir as possibilidades de contribuir”, conclui Gheller.

Entre outros destinos recentes da verba arrecadada na campanha, está a contribuição para o Geração Caldeira, um programa do Instituto Caldeira voltado para jovens que queiram trabalhar com inovação e tecnologia. O Vakinha tornou-se mantenedor do projeto, ao lado de grandes marcas parceiras, viabilizando bolsa financeira e conexão com vagas de trabalho àqueles jovens inscritos que foram diretamente afetados pelas enchentes.

Com os recursos da campanha SOS Enchentes RS, o Vakinha também apoia a primeira Favela 3D do estado, a ser implementada em Eldorado do Sul, região fortemente atingida pela tragédia de maio de 2024. A iniciativa é liderada pela ONG Gerando Falcões e promete transformar a vida de centenas de famílias da região com investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social.

SERVIÇO
“Dos 800 milímetros aos R$ 80 milhões”
Local South Summit Brazil – Cais do Porto – Porto Alegre – RS
Palco [The Next Big Thing]
Dia 11 de abril de 2025 (sexta)
Hora 14h40
Mediadora Gabriella Bordasch
Speakers Luiz Felipe Gheller (fundador e CEO do Vakinha) e Thiago Cid (COO do Vakinha)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.