Hospital de campanha é inaugurado em Viamão para enfrentar surto de dengue

Com o agravamento do surto de dengue em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, um hospital de campanha começou a funcionar neste sábado (5). A estrutura, montada pelo Exército Brasileiro, foi instalada nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, na Avenida Senador Salgado Filho, e iniciou o atendimento ao público por volta das 12h30min.

Com capacidade para 30 atendimentos simultâneos, o hospital funcionará 24 horas por dia, por um período estimado de 30 a 60 dias, dependendo da demanda. A Prefeitura de Viamão projeta que o pico de casos ocorra nas próximas duas semanas, em torno do feriado de Páscoa.

No novo espaço, pacientes são triados na própria UPA e, se apresentarem sintomas compatíveis com dengue, são encaminhados ao Centro de Hidratação, onde passam por classificação de risco e iniciam o tratamento com reposição de líquidos — etapa essencial no combate à doença. Exames laboratoriais também são realizados para orientar o diagnóstico e o tratamento adequado.

Segundo dados da prefeitura, os casos confirmados de dengue mais que dobraram em duas semanas, saltando de 595 para 1.409 entre 21 de março e 4 de abril, ultrapassando o total registrado em todo o ano passado. Em razão do avanço da doença, o município decretou situação de emergência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.