Temporal causa estragos em Eldorado do Sul e força suspensão de aulas nesta terça-feira

A forte tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde de segunda-feira (31) causou grandes transtornos em Eldorado do Sul. O vendaval destelhou ao menos 295 casas, afetou a estrutura de 15 escolas e levou a prefeitura a suspender as aulas na rede municipal nesta terça-feira (1º). A Defesa Civil segue avaliando os danos, e o número de residências atingidas pode chegar a 400.

De acordo com a prefeitura, 30 pessoas precisaram deixar suas casas e estão abrigadas no Ginásio Eliseu Quinhones, enquanto outros 20 moradores ficaram desalojados e buscaram abrigo com familiares. O vendaval também danificou três unidades de saúde, além de derrubar 50 árvores e comprometer 30 postes de energia elétrica. Apesar dos estragos, os atendimentos nos postos de saúde foram restabelecidos na noite de segunda-feira.

Moradores relataram momentos de pânico durante o temporal. “A sensação foi bem desesperadora. Estava eu, minha esposa e minha bebê de quatro meses. Só deu tempo de proteger a bebê com nossos corpos para evitar o pior”, disse à RBS TV o vendedor Cristiano Marinho. Rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h, segundo a Defesa Civil do município.

Diante da gravidade da situação, a prefeitura decretou estado de emergência e iniciou a distribuição de lonas para auxiliar as famílias afetadas. Além de Eldorado do Sul, outros nove municípios gaúchos também registraram ocorrências relacionadas ao temporal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.