Vereador do Noroeste do RS é investigado por fala considerada racista em sessão

Um vereador do Noroeste do Rio Grande do Sul está sendo investigado após utilizar a palavra “negrice” durante uma sessão da Câmara de Vereadores, associando o termo a algo negativo. A declaração ocorreu enquanto ele criticava a administração anterior do município.

“Se eles pensam e me olham enviesado, e me olham bravo, não tem problema nenhum, é direito deles, mas eu não tenho nada contra eles. Agora, se fizerem ‘negrice’, se fizerem bobagem, vão pagar caro, podem ter certeza disso, vamos investigar tudo”, afirmou o vereador.

Diante da repercussão, o delegado João Vittório Barbato, titular da Delegacia de Independência, informou que um inquérito policial por racismo foi instaurado para apurar o caso.

Vereador reconhece uso inadequado da expressão
Em nota enviada à imprensa, o vereador reconheceu que a escolha das palavras foi inadequada e classificou sua declaração como um erro.

“Acerca da minha fala perante a Tribuna desta Câmara de Vereadores, quando, dentro de um contexto geral, utilizei a expressão ‘negrice’, tenho a dizer que realmente usei uma expressão não apropriada e fui infeliz na colocação”, afirmou.

Ele também negou ter tido intenção racista e explicou que sua declaração ocorreu em meio a uma manifestação sobre a situação financeira do município. “Naquele momento da fala (reconheço que equivocada), estava estarrecido e muito indignado com a inscrição do nosso município no CADIN, em decorrência da má gestão do governo anterior, fato que acarreta muitos prejuízos”, justificou.

O parlamentar destacou ainda que possui 35 anos de vida pública e que nunca respondeu a processos criminais. O caso segue sob investigação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.