Neto de Rubens e Eunice Paiva receberá Comenda Porto do Sol em Porto Alegre

Na próxima sexta-feira (4), Chico Paiva, neto de Rubens e Eunice Paiva, estará em Porto Alegre para receber a Comenda Porto do Sol, uma proposição do vereador Roberto Robaina (PSOL). A solenidade, aberta ao público, será às 15h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.

A indicação do nome de Chico Paiva partiu de uma articulação direta da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) entre o gabinete do vereador e o homenageado. A ideia de entregar a mais alta honraria do Legislativo Municipal a Chico Paiva é homenagear as famílias vítimas dos crimes da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) e fortalecer a memória sobre esse período sombrio da história recente do país.

Na Capital Gaúcha, Chico Paiva participará de duas sessões especiais do filme Ainda Estou Aqui, longa-metragem de Walter Salles que retrata a luta de Eunice Paiva para esclarecer o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, nos porões da Ditadura Militar. As exibições do filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ocorrerão no Cine Bancários para alunos da rede pública de ensino (vagas esgotadas), com comentários de Chico Paiva, Fernanda, Robaina e da deputada estadual Luciana Genro, autora do livro Direitos Humanos – O Brasil no Banco dos Réus.

– É uma homenagem à luta de todos que buscam a verdade sobre os horrores da ditadura e que não admitem qualquer flerte com o autoritarismo. É também uma forma de dizermos que estamos atentos e que não vamos tolerar anistia a golpistas de plantão – diz Robaina.

Atividade na UFRGS encerrará agenda de Chico Paiva na Capital

Além das sessões de cinema comentadas, a deputada federal Fernanda Melchionna organizou uma atividade especial junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No final da tarde de sexta-feira, às 18h30min, Chico Paiva estará ao lado da deputada, do cineasta Carlos Gerbase e da jurista Roberta Baggio, coordenadora da Comissão da Verdade Enrique Serra Padrós, para a palestra Sempre Estaremos Aqui e Por Tudo – Encontro de Arte, Memória e Democracia. A atividade é organizada por UFRGS, Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) e Comissão da Verdade Enrique Serra Padrós.

– Vamos aproveitar ao máximo a disponibilidade e a gentileza do Chico em vir a Porto Alegre não só para ser homenageado, mas para conversar com as pessoas e falar sobre a história da família dele que também é parte da história do Brasil. É um orgulho poder proporcionar esses debates em tempos de luta contra a anistia de golpistas – diz Fernanda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.