Coluna: por que pessoas se revoltam quando criticamos as fake news?

É impressionante como muitas pessoas se revoltam quando as fake news são criticadas. Recentemente, soube que o cantor de uma banda gaúcha foi muito atacado por ter lamentado a disseminação de fakes news em meio à tragédia que atingiu o Estado nos últimos meses. E essas mentiras atrapalharam tanto no resgate de pessoas e ajuda às vítimas. O mesmo já havia acontecido comigo por conta de uma coluna com o mesmo tipo de crítica. Por mensagens privadas, recebi ofensas pessoais, que não me atingiram pessoalmente, até porque seus autores usaram perfis fakes para fazê-las (diga-se de passagem, facilmente identificáveis como falsos, bem como para a descoberta de seus verdadeiros autores). Ou seja: usaram de estratégia covarde, na tentativa de intimidação à manifestação de uma opinião.

Mas o que de fato me deixa intrigado é: por que pessoas se revoltam tanto quando criticamos fakes news? Fakes news são mentiras propagadas como se fossem verdades. Isso, por si só, já deveria ser motivo de apoio de todo e qualquer cidadão que se julgue justo, honesto, democrata e do bem.

No entanto, mesmo sem acusar qualquer grupo (político ou social) pela disseminação de fake news, apenas por criticar a propagação de mentiras, sejam elas de qualquer lado ou ideologia, muitos são criticados, ofendidos e até ameaçados. Pessoalmente, tenho a nítida impressão de que os autores destas críticas, ofensas e ameaças são apoiadores convictos das mentiras travestidos de (falsos) moralistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.