Árbitro de VAR relata coação após jogo nntre Grêmio e Juventude

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nesta segunda-feira (24) a súmula da partida entre Grêmio e Juventude, válida pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. No documento, o árbitro de vídeo Douglas Schwengber da Silva afirmou que se sentiu “coagido” por dirigentes gremistas após o confronto. Segundo ele, a equipe de arbitragem de vídeo deixou o estádio apenas às 1h53 da madrugada de domingo, sendo abordada insistentemente pelo vice de futebol do Grêmio, Alexandre Rossato, que questionava as decisões tomadas pelo VAR durante o jogo.

O Grêmio manifestou sua insatisfação com a arbitragem conduzida por Jonathan Pinheiro e criticou lances considerados capitais, como um suposto pênalti não marcado em Monsalve e a anulação de um gol de Edenílson. Após a partida, Rossato classificou a arbitragem como “vergonhosa” e “inadmissível”, e o clube prometeu adotar medidas a partir desta segunda-feira. Entre as ações anunciadas, o Grêmio solicitou o uso de arbitragem de fora do Rio Grande do Sul nas fases decisivas do estadual, além do acesso aos áudios do VAR nos lances polêmicos.

Súmula Completa

“Eu, Douglas Schwengber da Silva, VAR do jogo, venho relatar nesta súmula que me senti coagido dentro da sala Vor (sala onde trabalha a equipe de VAR) após o final do jogo, de onde saímos somente às 01:53 de domingo, dia 23/02/2025. Havia um número muito grande de pessoas esperando a nossa saída da sala. Nesta, estavam as 4 pessoas designadas para trabalhar com a tecnologia VAR, mais os operadores da empresa de tecnologia. Um segurança que estava na porta nos relatou que tinha um volume grande de pessoas esperando nós sairmos. Pedi a gentileza para um operador da empresa de tecnologia ir do lado de fora da porta averiguar como estava a situação, e este mesmo nos relatou com a expressão apavorada que tinha muita gente só esperando nós sairmos. Quando saímos, às 01:53, o vice-presidente do Grêmio FBPA, Alexandre Rossato, veio atrás da equipe de VAR, se direcionando à minha pessoa insistentemente, me questionando sobre a decisão da arbitragem na partida. Por fim, escutei falarem sobre a figura do meu pai pelas minhas costas. Segui em direção ao carro o mais rápido possível para sair do estádio junto aos meus colegas.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.