Tecnologia inovadora será testada pela Brigada Militar para monitoramento e identificação de veículos irregulares em Porto Alegre

A partir de março, a Brigada Militar de Porto Alegre iniciará os testes do Hórus NG, um aplicativo desenvolvido pela Procempa que promete transformar a segurança pública na cidade. Com a utilização de inteligência artificial, o aplicativo será integrado ao Cercamento Eletrônico, um sistema que combina câmeras de segurança com recursos digitais para intensificar o monitoramento da cidade. O Hórus NG tem como principal função a identificação de veículos roubados, furtados ou em situação irregular, aumentando a eficácia das operações da Brigada Militar.

A Procempa, através do Hórus NG, visa proporcionar uma maior capacidade de monitoramento à Brigada Militar, facilitando a identificação de veículos em tempo real. A ferramenta, que pode ser operada diretamente pelo celular, utiliza um sistema de alertas coloridos para informar os policiais sobre a situação dos veículos: vermelho para crimes, amarelo para situações administrativas e verde para veículos regulares. “O objetivo é otimizar a atuação dos agentes de segurança e tornar o trabalho mais eficiente”, explicou Letícia Batistela, presidente da Procempa.

Em um treinamento realizado em 13 de fevereiro, 15 oficiais da Brigada Militar receberam instruções sobre como operar o Hórus NG para monitorar o trânsito e aumentar a segurança nas ruas de Porto Alegre. A ferramenta será integrada ao sistema de Cercamento Eletrônico, que já conta com cerca de 450 câmeras de segurança instaladas pela cidade. Com a introdução do Hórus, será possível monitorar as ruas de forma mais dinâmica e eficaz, ajudando a coibir a criminalidade.

O secretário de Segurança Alexandre Aragon destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Procempa no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o combate ao crime. Ele afirmou que o aplicativo Hórus NG reforça o objetivo de proporcionar mais segurança à população, além de facilitar a recuperação de veículos roubados ou furtados em Porto Alegre.

Com a informação PMPA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.