Operação Vindices: PC prende 5 pessoas e apreende armas em combate ao Crime Organizado no Vale dos Sinos

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil de Novo Hamburgo deflagrou a Operação Vindices, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que atuava em homicídios na região do Vale dos Sinos. A ação foi realizada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Novo Hamburgo (DPHPP/NH), e envolveu o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo e Charqueadas. Durante a operação, cinco pessoas foram presas e três armas de fogo foram apreendidas.

A operação tem como base investigações iniciadas após uma agressão sofrida por uma vítima no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, no dia 30 de março de 2024. O caso envolvia supostas práticas de ato obsceno e estupro de vulneráveis cometidas pela vítima, o que gerou represálias por parte do grupo criminoso, responsável pela violência. Além disso, a investigação revelou a ligação dos suspeitos com o tráfico de drogas na região, identificando toda a cadeia de envolvidos no crime, desde fornecedores até intermediários.

De acordo com o delegado Mario Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a operação tem como principal objetivo o enfrentamento de grupos criminosos responsáveis por homicídios, seguindo o protocolo de combate ao crime organizado. O delegado Thiago Carrijo Fraga, responsável pela Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, destacou que a operação visa desarticular essas organizações e garantir a segurança na região.

A ação representa uma resposta enérgica ao crime organizado e à crescente violência no Vale dos Sinos. O delegado Gabriel Borges, titular da DPHPP/DHM/DHPP, enfatizou a importância de enfrentar não apenas as lideranças criminosas, mas toda a estrutura que colabora para a perpetuação dessas atividades ilícitas.

Com a informação Polícia Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.