COLUNA | Lula derrete nas pesquisas e Bolsonaro denunciado: As cartas para a corrida eleitoral de 2026 estão sendo colocadas na mesa

Pelo andar da carruagem, se não acontecer nenhuma reviravolta surpreendente, a única conclusão que podemos chegar a respeito de 2026 é: está tudo em aberto. Com o presidente Lula derretendo nas pesquisas devido a situação econômica do Brasil, e o ex-presidente Jair Bolsonaro denunciado pela PGR por tentativa de Golpe de Estado, o arrazoado que se tira disso tudo é que não se sabe qual vai ser o rumo que as próximas eleições vão ter.

Pelo que podemos ver, nenhuma das duas principais lideranças políticas do país está em condições reais de disputar um pleito para o Executivo. É óbvio que muita coisa pode acontecer até outubro de 2026, mas é bem difícil que o tempo faça bem tanto para Lula quanto para Bolsonaro. Sendo assim, o que podemos esperar?

Uma das possibilidades é que os dois tomem uma atitude semelhante: apoiar um outro candidato de suas preferências. Porém, os nomes que tanto Lula quanto Bolsonaro têm à sua disposição não são tão expressivos. O ex-presidente ainda tem a possibilidade de lançar Tarcísio de Freitas, mas esse tem se mostrado resistente a essa possibilidade. Já o atual chefe do Executivo não parece ter qualquer outro nome além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para oferecer em seu lugar na disputa.

A única conclusão que podemos tirar, de qualquer maneira, é apenas essa: se as coisas não mudarem, o pleito de 2026 está completamente em aberto sem qualquer candidato de peso para disputar. Além disso, é curioso e irônico ver como duas figuras quase antagônicas parecem compartilhar de um destino agridoce e semelhante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.