Google pede desculpas por falso alerta de terremoto no Brasil

Na madrugada desta sexta-feira (14), usuários de celulares Android receberam um falso alerta de terremoto próximo à costa de Ubatuba (SP). O Google, responsável pelo sistema de detecção, pediu desculpas pelo erro e informou que desativou a funcionalidade no Brasil enquanto investiga o ocorrido.

A notificação foi enviada por volta das 2h20 para usuários em São Paulo e no Rio de Janeiro, alertando sobre um tremor com magnitude de até 5,5, com epicentro a 55 km de Ubatuba, no mar. Entretanto, nenhum órgão oficial confirmou a ocorrência de um terremoto.

Por volta das 3h, a Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não havia emitido nenhum alerta. O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), uma das principais entidades de monitoramento sísmico, também não registrou nenhum tremor na região.

Como funciona o sistema de alerta do Google?
O sistema Android de Alertas de Terremotos usa pequenos acelerômetros dos celulares para detectar vibrações. Quando vários aparelhos captam um padrão semelhante, um alerta pode ser disparado automaticamente.

Em nota, o Google afirmou que seu sistema não substitui alertas oficiais e garantiu que está trabalhando para evitar novos falsos alarmes:

“Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.