PF investiga desvio de recursos públicos no RS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação EmendaFest, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos, incluindo valores provenientes de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Santa Cruz. A ação também apura crimes de corrupção ativa e passiva e foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. Além disso, a Justiça determinou o afastamento de dois investigados de suas funções públicas e o bloqueio de valores em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

As ordens judiciais estão sendo executadas em Estrela, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, Brasília e Rosário do Sul, um dos principais focos da investigação. O objetivo da operação é apurar se os valores destinados a projetos específicos foram posteriormente repassados de forma irregular.

Embora a Polícia Federal não tenha divulgado oficialmente os nomes dos investigados, o jornal Zero Hora informou que um dos alvos seria um assessor do deputado federal Afonso Motta (PDT).

Durante a operação, os agentes apreenderam R$ 350 mil, além de documentos, celulares e outros materiais. Alguns dos aparelhos estavam escondidos no forro de um escritório, o que pode indicar tentativas de ocultação de provas. Todo o material recolhido será analisado para identificar possíveis conexões entre os suspeitos e detalhar o destino dos valores desviados.

As investigações continuam para determinar a extensão do esquema e o montante total desviado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.