Polícia Federal realiza operação contra esquema de descaminho e evasão fiscal no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Cota Infinita, com o objetivo de desarticular um esquema de descaminho e evasão fiscal que teria causado grandes prejuízos aos cofres públicos do Rio Grande do Sul.

Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Santa Maria, na Região Central do Estado. Também foram adotadas medidas de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

A investigação revelou que os suspeitos utilizavam a cota de isenção tributária na fronteira para importar mercadorias sem pagar os impostos devidos. Para evitar a fiscalização, o esquema envolvia pessoas interpostas e a compra de produtos em free shops, que eram depois revendidos em marketplaces online.

A análise de transações comerciais e movimentação financeira apontou que, enquanto os rendimentos declarados pelos investigados eram baixos ou inexistentes, a movimentação total ultrapassou R$ 1,2 milhão, com uma estimativa de sonegação de impostos superior a R$ 600 mil.

Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho e associação criminosa, e a operação segue sem registros de prisões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.