Em dois dias, família de castores constrói barragem que estava sendo planejada pelo governo tcheco há sete anos

Uma família de castores viralizou após construir, em apenas dois dias, uma barragem no Parque Natural de Brdy, na República Tcheca. A obra estava há sete anos aguardando autorização do governo, que previa um investimento de 30 milhões de coroas tchecas (cerca de R$ 7,1 milhões). O objetivo do projeto oficial era restaurar um rio na região e transformar áreas secas em zonas úmidas, mas, enquanto as autoridades debatiam, os castores concluíram o trabalho naturalmente.

De acordo com o zoólogo Jiri Vlček, uma represa feita por humanos levaria ao menos uma semana para ser finalizada, considerando licenças e equipamentos, mas os castores foram capazes de concluir a construção em apenas duas noites. Segundo Bohumil Fišer, chefe da administração do parque, a barragem foi feita por um casal de castores e seus quatro filhotes. “Acreditamos que o número de animais não aumentará, pois os filhotes tendem a buscar seu próprio território quando crescem”, explicou.

Os castores são comuns na República Tcheca e desempenham um papel importante na retenção de água, ajudando a manter o equilíbrio ecológico. No entanto, sua presença nem sempre é bem recebida, especialmente por setores da construção civil e da especulação imobiliária. Desde 2013, existe um programa de proteção para os castores no país, que divide seu território em três zonas: áreas de proteção total, regiões onde se busca um equilíbrio entre interesses econômicos e ambientais e, por fim, áreas onde a caça ao castor é permitida para proteger lagos e represas.

O Parque Natural de Brdy, onde a barragem foi construída, está localizado na região da Boêmia, uma das três grandes divisões territoriais da República Tcheca. Com uma paisagem preservada, o parque é conhecido por suas florestas densas, trilhas para caminhadas e rica vida selvagem, sendo um destino popular para atividades ao ar livre e turismo ecológico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.