Polícia prende 9 pessoas em operação contra roubos durante enchentes na Região Metropolitana de Porto Alegre

A Polícia Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em parceria com a Brigada Militar de Eldorado do Sul, realizaram nesta quarta-feira (29) a Operação Aharadak. A ação visou prender saqueadores que agiram durante as inundações no município da região metropolitana de Porto Alegre. Foram cumpridos 33 mandados judiciais, resultando na prisão de nove pessoas.

Entre os itens recuperados estão eletrodomésticos, colchões, água mineral e tratores. Eldorado do Sul sofreu com 90% de sua área alagada pelos temporais desde o fim de abril. Nos primeiros três dias de inundação, os saques foram intensos, enquanto as forças de segurança priorizavam o resgate dos moradores.

Em entrevista coletiva, o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, afirmou que, após o período inicial de resgate, as forças de segurança voltaram a focar na prevenção de crimes patrimoniais. Caron garantiu que 100% dos efetivos estarão nas ruas para reforçar a segurança. “A segurança virá ainda mais forte, depois de toda essa calamidade”, afirmou.

As investigações mostram que facções criminosas realizaram arrombamentos e furtos de bens duráveis e veículos em 17 empresas locais. Os criminosos usaram coletes da Defesa Civil para se disfarçar. A operação, que contou com apoio da Polícia Federal e da Marinha do Brasil, envolveu mais de 200 policiais com suporte aéreo e aquático.

Informações sobre crimes podem ser enviadas pelo Disque-Denúncia (181) ou WhatsApp (51) 99444-0606.

Com a informação Polícia Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.