Atenção! Início das aulas é adiado por conta da onda de calor no RS

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) atendeu a um pedido do Cpers-Sindicato e concedeu uma liminar que adia o início das aulas na rede estadual de ensino devido ao calor intenso que atinge o Estado. A decisão, proferida pela desembargadora Lucia de Fátima Cerveira neste domingo (9), suspende as atividades escolares previstas para esta segunda-feira (10/2).

governo do Estado informou que cumprirá a decisão judicial e confirmou que as 2.320 escolas da rede estadual não terão aulas nesta segunda-feira. Em nota, o Executivo estadual destacou que, “considerando que a decisão pode ser revertida em análise do recurso que será interposto ainda neste domingo (9), o governo disponibilizará informações atualizadas acerca da data de início do ano letivo durante a segunda-feira (10/2).” Além disso, o governo afirmou que vai estudar a possibilidade de recorrer da decisão.

Cpers comemorou a medida, destacando que a rede estadual conta com mais de 100 mil profissionais, incluindo professores, orientadores e monitores. “Essa é uma vitória fundamental para a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar, diante de um cenário preocupante, no qual inúmeras escolas não possuem a estrutura necessária para enfrentar temperaturas que podem ultrapassar os 40°C”, afirmou o sindicato.

onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro deve continuar intensa nos próximos dias. Segundo a Climatempo, as altas temperaturas devem persistir em todas as regiões do Estado pelo menos até a quarta-feira (12). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as máximas em Porto Alegre podem chegar a 40°C, assim como em cidades da Fronteira Oeste e da Campanha.

Na última terça-feira (4), o Estado registrou a maior temperatura desde o início das medições, em 1910, com 43,8°C em Quaraí, na Fronteira Oeste. Outras redes de ensino, como as de Viamão e Canoas, também adiaram o início das aulas devido às condições climáticas extremas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.