Trump assina decreto proibindo mulheres trans em esportes femininos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta quarta-feira (5) um decreto que impede a participação de meninas e mulheres transgêneros em competições esportivas femininas em escolas e faculdades do país. A medida, intitulada “Mantendo os homens fora dos esportes femininos“, cumpre uma promessa de campanha feita pelo republicano durante a corrida presidencial de 2024. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Wall Street Journal.

O decreto é visto como uma tentativa da administração Trump de reforçar políticas que, segundo seus apoiadores, visam garantir equidade nas competições esportivas femininas. No entanto, opositores criticam a ordem, afirmando que ela representa uma violação dos direitos de atletas trans e reforça a discriminação contra um grupo já marginalizado.

A decisão surge em meio a um cenário de debates acalorados sobre a participação de pessoas trans no esporte e outros setores da sociedade. Na véspera da assinatura do decreto, a Justiça norte-americana suspendeu outra medida assinada por Trump, que determinava a transferência de mulheres trans para prisões masculinas federais. Além disso, a ordem judicial também bloqueou a suspensão do acesso dessas mulheres a tratamentos de afirmação de gênero.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.