Operação Verão Total reduz criminalidade no litoral gaúcho, aponta balanço parcial

A Operação Verão Total, realizada no litoral Norte e Sul do Rio Grande do Sul, tem mostrado resultados positivos no combate à criminalidade, de acordo com o balanço divulgado pelo governador Eduardo Leite em Xangri-lá, na última sexta-feira, 31 de janeiro de 2025. O reforço de mais de 3 mil agentes de segurança pública contribuiu para a redução dos principais indicadores de criminalidade, com destaque para os crimes contra a vida e o patrimônio.

Nos primeiros 40 dias da operação, que vai até 5 de março, as mortes violentas caíram 12%, passando de 33 ocorrências no mesmo período da operação 2023/2024 para 29 casos na temporada atual. O governador Leite ressaltou a importância da política pública implementada para garantir um verão mais tranquilo e seguro à população.

A Polícia Civil também apresentou bons resultados, com um reforço de 600 servidores no litoral. Entre as ações da corporação, destacam-se 123 prisões, a apreensão de 73 armas e o recolhimento de quase R$ 245 mil de origem suspeita. Além disso, a polícia registrou uma queda de 32% nos casos de estelionato, que passaram de 982 para 669 ocorrências na comparação entre as duas temporadas de operação.

Entre os crimes patrimoniais, a redução mais significativa ocorreu nos roubos de veículos, com uma queda de 44%, passando de 18 para 10 casos. Já os roubos a pedestres apresentaram uma retração de 16%, caindo de 177 para 149 casos.

O secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, destacou que mais de mil prisões foram realizadas pelas forças de segurança e quase 150 armas apreendidas. A Brigada Militar, com quase 1,4 mil militares no policiamento ostensivo, também teve um papel importante no sucesso da operação, realizando mais de 72 mil abordagens e 909 prisões em flagrante.

No campo dos salvamentos, o Corpo de Bombeiros Militar já realizou 465 resgates e mais de 264 mil ações preventivas nas praias e áreas internas, com o apoio de um grande efetivo de bombeiros e equipamentos especializados.

A Operação Verão Total continua até o dia 5 de março, com o objetivo de garantir a segurança da população nas praias gaúchas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.