Diplomação polarizada: esquerda exibe cartazes de “Sem Anistia” enquanto Coronel Ustra é exaltado aos gritos pela direita

O final da tarde desta quinta-feira (19) ficou marcado pela diplomação do prefeito e dos vereadores de Porto Alegre. Esse tipo de evento sempre promete algum tipo de fato icônico e, dessa vez, não foi diferente. Quando chegou o momento do vereador eleito, Coronel Ustra, receber o diploma no Auditório do Ministério Público, as reações dos presentes foram mistas. E isso é só mais uma fotografia de um cenário político e social polarizado.

De um lado, os gritos de “Sem Anistia” marcaram um dos lados das manifestações no local. Inclusive, um dos vereadores eleitos exibiu um cartaz com essas palavras. Por outro, as bravatas da direita exaltando o novo parlamentar também preencheram o espaço. Para ser honesto, se isso não representa com perfeição o cenário rachado pelas divergências, não sei o que mais poderia ser usado como exemplo. No mais, a cerimônia foi tranquila. 

A campanha e eleição de Coronel Ustra causou polêmicas neste ano em Porto Alegre. Ele, que é primo de Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos nomes mais controversos envolvendo o Regime Militar (1964-1985) no Brasil. O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro declarou apoio a candidatura de Ustra durante a campanha, declarando inclusive que “lamentava não votar em Porto Alegre”.

Diego Garcia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.