Número de sócios do Sam’s Club chega a 141 mil no Rio Grande do Sul

O Sam’s Club, bandeira com formato de clube de compras do Grupo Carrefour Brasil, vem investindo em um projeto de expansão no país. De 2021 para cá, dobrou o número de lojas e, hoje, está presente em 17 estados, além do Distrito Federal. O número de sócios no país já chega a 3,5 milhões. A marca está no Rio Grande do Sul desde 2011. Hoje, são três lojas no Estado. Duas delas ficam em Porto Alegre — na Sertório, zona norte, e no Barra Shopping Sul, na zona sul da cidade. A outra unidade está em Caxias do Sul, na serra.

Assim como em todo o Brasil, o número de sócios do Sam’s Clube também cresce no Rio Grande do Sul. Hoje, temos 141 mil sócios gaúchos”, diz Claudia Vilhena, CMO do Sam’s Club.  “Esse avanço pelo país é muito significativo e aponta que a demanda está crescendo. Iniciamos um trabalho de CRM exemplar, que tem nos ajudado a conquistar novos sócios, melhorar os índices de retenção e aumentar as vendas per capita”, completa.

Ele se refere à base de dados dos clientes, identificada através do comportamento dos sócios, e também ao processo de métrica adotada pela bandeira, que é diferente das demais empresas de varejo. Com essas informações, é possível identificar o que eles compram e as preferências dos associados com o mesmo perfil. A análise e cruzamento de dados permitem ofertar benefícios, como descontos em produtos exclusivos, e sugerir novidades de forma bem direcionada.

São cerca de 5 mil produtos disponíveis nas lojas do clube. “No Sam’s Clube, o associado não vai encontrar cinco marcas diferentes de determinados produtos, mas vai encontrar opções diferenciadas e mais exclusivas que oferecem uma maior percepção de valor”, explica a CMO.

Para ser sócio do Sam’s Club e ter acesso ao portfólio de produtos diferenciados é preciso pagar uma anuidade de R$ 75. Segundo pesquisas internas, oito em cada dez sócios indicam o clube para seus amigos e familiares.

Em crescimento

Os resultados financeiros refletem o cenário positivo para a marca no país. No terceiro trimestre deste ano, as vendas do Sam’s Club alcançaram R$ 1,8 bilhão, uma alta de 16,9% na comparação com o mesmo período de 2023. Produtos financeiros, como o cartão de crédito do Sam’s Club, também apresentaram forte expansão. O faturamento do cartão de crédito, por exemplo, chegou a R$ 550 milhões, quase 80% a mais do que o registrado no terceiro trimestre do ano passado.

As perspectivas seguem positivas. Nossa meta é inaugurar aproximadamente mais 40 clubes de compras nos próximos anos e inserir a rede entre os dez maiores varejistas brasileiros. A expansão tem como base nossa variedade de produtos importados – que respondem por 25% das vendas – e os preços compatíveis com produtos de qualidade”, comemora Cláudia.

Sobre o Sam’s Club

Com 29 anos de história no Brasil, o Sam’s Club está presente em 17 estados mais o Distrito Federal. A divisão brasileira foi adquirida em 2022 pelo Grupo Carrefour Brasil, após integração com o Grupo BIG, tornando-se uma das unidades de negócios da empresa. Atualmente, são 58 lojas distribuídas pelo Brasil e mais de 700 ao redor do mundo.

Com base nos três pilares estratégicos do Grupo, que consistem no combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e proteção ao planeta & biodiversidade, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos, o modelo de negócio do Sam’s Club é de um clube de compras com um sistema de afiliação de pessoa física ou jurídica (com pagamento de uma anuidade) e se assemelha ao formato atacadista principalmente no modelo operacional, com estoque aéreo, caixas display e porta-pallet, por exemplo.

O clube oferece mais de 5 mil SKU’s e ótimo custo-benefício em produtos importados exclusivos (encontrados somente no Sam’s Club), embalagens diferenciadas e econômicas, além de itens de marca própria Member’s Mark, que incluem, alimentação, casa e brinquedos, entre outros.o que no terceiro trimestre do ano passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.