Prefeitura de cidade dos EUA pede para quem pessoas parem de colar “olhinhos” nas esculturas

Uma situação inusitada tem dado o que falar na cidade de Bend, localizada no Estado de Oregon, nos Estados Unidos. A prefeitura local emitiu recentemente um apelo aos moradores para que parem de colar olhos de plástico, conhecidos popularmente como “googly eyes” ou “olhinhos”, em esculturas espalhadas pela cidade.

O fenômeno, que inicialmente poderia ser interpretado como uma brincadeira inocente, gerou impactos financeiros e também preocupações quanto à preservação do patrimônio artístico local. Entre as obras afetadas está uma estátua que retrata dois cervos, além de uma esfera de metal, ambas consideradas importantes para a identidade cultural da região. Até o momento, olhinhos foram identificados em pelo menos oito esculturas.

De acordo com a prefeitura, a remoção dos olhos plásticos não é um processo simples. Para garantir que as superfícies das obras não sejam danificadas, é necessário o uso de técnicas específicas e serviços especializados. Até agora, o custo para a limpeza de sete esculturas já ultrapassou os US$ 1,5 mil (aproximadamente R$ 8 mil), valor considerado alto para os cofres públicos.

Embora os olhinhos colocados nas obras de arte da cidade possam arrancar risadas, removê-los com cuidado para não danificar as peças custa dinheiro“, diz o comunicado.⁠

Embora o ato possa parecer divertido para alguns, autoridades locais reforçam que colar objetos em esculturas configura vandalismo, o que pode acarretar multas ou até mesmo outras penalidades. A administração também destacou a importância de valorizar e preservar os espaços públicos, que são projetados para promover arte e cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.