Na tarde desta terça-feira (11), o prefeito Sebastião Melo reuniu a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA). O objetivo era discutir e definir medidas preventivas para o fim de semana, quando a cidade deve receber fortes chuvas.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), uma frente fria trará precipitações para o Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira (14), com maior intensidade no Sul do Estado.
Diante da previsão, o prefeito determinou que todas as secretarias municipais mantenham suas equipes em alerta e preparadas para agir em caso de necessidade. Um plano de contingência está sendo elaborado, com medidas como:
Alerta para chuvas volumosas no Estado
As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e da Sala de Situação do Estado estão acompanhando a aproximação de uma frente fria que pode trazer de volta as chuvas para a região.
Entre os dias 15 e 17 de junho, a instabilidade deve afetar todas as regiões, com os maiores volumes de chuva previstos para os Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, onde os acumulados podem variar entre 150 mm e 200 mm durante este período.
Essa situação ocorre devido à formação de um novo bloqueio atmosférico no centro do Brasil, fazendo com que frentes frias e instabilidades permaneçam no sul do país.
A Sala de Situação do Estado continuará monitorando e atualizando as condições hidrometeorológicas para este período.