O Brasil alcançou uma posição histórica na Interpol com a eleição de Valdecy Urquiza como secretário-geral. O delegado da Polícia Federal foi escolhido pela maioria dos 196 países que compõem a Assembleia-Geral da organização, realizada em Glasgow, Escócia. Esta é a primeira vez que um representante de um país em desenvolvimento assume o mais alto cargo executivo na Interpol em seus 100 anos de existência.
A escolha de Urquiza foi ratificada nesta terça-feira, após sua nomeação no Comitê Executivo da Interpol em Lyon, França, em junho deste ano. Urquiza, atualmente diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, também ocupou o cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas entre 2021 e 2024, acumulando uma vasta experiência em cooperação policial.
Urquiza assumirá a função de secretário-geral em 7 de novembro, sucedendo o alemão Jürgen Stock. O mandato é de cinco anos, e o delegado brasileiro será responsável por liderar as ações da Interpol no combate ao crime transnacional e fortalecer as redes de cooperação internacional para enfrentar o crime organizado.
Em comunicado, a Polícia Federal destacou que a eleição de Urquiza reflete o compromisso do Brasil no combate ao crime organizado. A PF ressaltou que a comunidade internacional reconhece a competência da Polícia Federal brasileira e sua atuação no cenário global, consolidando a importância da cooperação policial para segurança internacional.
Com a informação Agência Brasil.