A ANEEL aprovou o lançamento do Sandbox Tarifário, projeto que visa analisar a resposta de consumidores de baixa tensão ao acesso ao mercado livre de energia. Com duração prevista de 20 meses, o projeto terá a participação de 3.150 unidades consumidoras, permitindo aos consumidores experimentar tarifas personalizadas.
O projeto é conduzido por quatro cooperativas de energia: Cerbranorte, Certaja, Certel e Coprel, com investimento de R$ 520 mil. A fase inicial será realizada em novembro e dependerá da adesão voluntária dos participantes, que poderão optar por modalidades tarifárias diferenciadas.
Financiado pelo Sescoop com apoio das cooperativas envolvidas, o projeto oferece uma oportunidade para testar a escolha de tarifas de energia alternativas e observar como os consumidores reagem a aspectos como o preço e a fonte de energia. A iniciativa também se alinha ao marco regulatório da Lei das Startups, incentivando a inovação no setor.
O Sandbox Tarifário é uma ação prevista na agenda da ANEEL para modernizar o setor de energia, facilitando o desenvolvimento de novos modelos de faturamento para atender à evolução das tecnologias e das necessidades dos consumidores em baixa tensão.
Com a informação GovBR.