Acontece neste domingo (03) a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual mais de 4 milhões de inscritos buscarão uma vaga na universidade. Aqueles que forem realizar o exame devem ficar atentos sobre os itens que estarão carregando ao chegarem para os locais das provas pois alguns são proibidos durante o exame.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado, 6.510 candidatos foram eliminados durante a aplicação do exame, 4.293 no primeiro dia de aplicação e 2.217 no segundo dia de prova. O porte de itens não permitidos é um dos fatores de eliminação do edital.
São permitidos:
– Caneta esferográfica transparente de tinta preta;
– Cartão de inscrição;
– Alimentos;
– Garrafa de água
Proibidos:
– Canetas de material não transparente ou qualquer outro material escolar como lapiseira, borracha, livros, anotações e impressos em geral;
– Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)
– Celular e objetos eletrônicos no geral, como relógio, gravador, calculadora, etc.
– Garrafas térmicas com termômetro de temperatura
Caso o candidato opte por levar algum objeto de uso não permitido, será necessário colocar os itens no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local.