Lula anuncia pagamento de dois salários mínimos e suspensão de demissões no RS

O presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (6), durante uma visita ao Rio Grande do Sul, que os trabalhadores das empresas atingidas pelas recentes enchentes no estado receberão duas parcelas de salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.412. O auxílio será distribuído nos próximos dois meses, com a primeira parcela prevista para julho.

Este apoio financeiro, que totaliza um valor estimado de R$ 1 bilhão, será disponibilizado através de um novo crédito extraordinário. Aproximadamente 434 mil trabalhadores se beneficiarão da medida, incluindo 326 mil empregados celetistas, 42 mil trabalhadores domésticos, 36 mil estagiários e 27 mil pescadores artesanais.

Proibição de Demissões

Além do auxílio financeiro, o Governo Federal decretou que as empresas que aderirem ao programa de repasse não poderão demitir seus funcionários durante o período de pagamento das parcelas, que corresponde a dois meses. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, explicou que a adesão ao programa por parte das empresas é necessária para que os trabalhadores possam receber o benefício.

“Diferentemente da pandemia, em que as pessoas ficaram em casa, este momento é de reconstrução, reorganização da vida, das empresas e das casas, para que possamos ver o Rio Grande do Sul brilhar novamente na economia brasileira”, afirmou o ministro Marinho em seu discurso.

Esta medida visa apoiar a recuperação econômica da região e garantir a estabilidade dos trabalhadores enquanto as empresas e comunidades afetadas trabalham para se reconstruir após a tragédia das enchentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.