Dmae inicia uso de caminhões de sucção de alta potência

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começou a utilizar na terça-feira, 4, caminhões de sucção de alta potência para acelerar a regularização das condições de operação das redes de drenagem e de esgotamento do município. Os caminhões de hidrojateamento combinados com sucção de alta potência fazem parte dos contratos emergenciais realizados pelo Departamento após a enchente em Porto Alegre.

“É mais um instrumento que vamos utilizar, além de hidrojatos convencionais, para recuperar nosso sistema de drenagem. São equipamentos de alta capacidade, que nos ajudam tanto na limpeza das redes, quanto das vias atingidas pela inundação”, explica o diretor-geral, Maurício Loss.

Enquanto caminhões de sucção usuais utilizados pelo Dmae aspiram detritos de pequeno diâmetro, como lama e areia, até no máximo 25m³ por minuto, os caminhões do novo contrato permitem a aspiração de detritos de diâmetros maiores, como pedras, garrafas PET e galhos, com uma capacidade aproximada de 680m³ de ar por minuto. Eles permitirão retirar a sobrecarga que a enchente colocou nas redes e sistemas de drenagem.

A operação foi iniciada com dois equipamentos, destinados para as zonas Sul e Centro. Ainda nesta semana, o Departamento deverá contar com mais dois caminhões, que serão alocados para a Zona Norte.  À medida das necessidades, os caminhões serão redirecionados. A previsão de contratação é de um ano, no valor mensal de R$1.009.706,34, de recursos próprios do Departamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.