Saiba o que a meteorologia espera para o mês de junho

O mês de junho, o primeiro do inverno, começou neste sábado (1) e, com ele, veio a esperança de dias melhores, especialmente para o clima, que castigou muito o Rio Grande do Sul no mês que o antecedeu.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho indica chuvas próximas e abaixo da média climatológica para a Região Sul do Brasil, o que poderá contribuir para a redução nos volumes de rios e lagos, que causaram enchentes devastadoras em praticamente todo território gaúcho.

Quanto a temperatura, a primeira quinzena do mês deverá registrar marcas acima da média histórica, e algumas cidade podem registrar marcas próximas dos 30°C neste domingo. O primeiro frio de maior intensidade está previsto para depois do dia 12, quando áreas de maior altitude poderão registrar dias com geada.

Primeiros dias

O fim de semana será marcado por tempo firme e temperaturas agradáveis no Rio Grande do Sul, com o predomínio do sol em todo o estado. No sábado, primeiro dia do mês, o sol brilha forte, com destaque para o aumento das temperaturas à tarde. Em Porto Alegre, a máxima pode chegar a 22ºC.

No domingo (2), a tendência se repete, com sol predominante em grande parte do estado, apenas com algumas nuvens esparsas. Apesar disso, a possibilidade de neblina e nevoeiro persiste durante a madrugada e manhã em algumas regiões. No final do dia, há chance de chuva no Oeste, Campanha e Sul do estado, devido à chegada de uma frente fria.

Com o ingresso de ar mais quente na véspera da frente fria, as temperaturas sobem consideravelmente no domingo. Em Porto Alegre, a máxima pode atingir 26ºC, bem acima da média para junho, que é de 20ºC. Em algumas áreas dos vales e do Noroeste, os termômetros podem marcar até 27ºC ou 28ºC, valores bastante altos para este mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.