Operação da Polícia Civil investiga de fraude à licitação e associação criminosa em antiga gestão de Gravataí

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Soldanus que investiga crimes de fraude à licitação e associação criminosa relacionados com a antiga gestão de Gravataí. A investigação iniciou a partir do recebimento do Relatório de Auditoria de Regularidade do Tribunal de Contas do Estado. Foram constatadas irregularidades no processo de licitação para a precificação da folha de pagamento dos servidores municipais do município no ano de 2018, que acabou acarretando na contratação de uma empresa de outro estado.

Foram constatados indícios de direcionamento da licitação e favorecimento, por parte de servidores públicos, para a contratação da referida empresa. Desta forma, foi instaurado inquérito para investigar possíveis crimes de fraude à licitação e associação criminosa.

A atual gestão de Gravataí afirmou que está acompanhando os desdobramentos do caso e colaborando com a investigação da Polícia Civil. A prefeitura reforçou que está à disposição dos órgãos de controle e da Polícia Civil para a elucidação dos fatos, com o compromisso da transparência e respeito aos recursos públicos.

A investigação aponta que também foram desperdiçados recursos públicos por uma contratação desnecessária, com duas prorrogações contratuais decorrentes de cálculos errôneos da empresa envolvida. Estima-se que o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí pagou direta e indevidamente à empresa investigada o valor de R$ 218.400,00.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além de cinco quebras de sigilos bancários e fiscais, abarcando os suspeitos e a empresa investigada. Durante a operação, foram apreendidos documentos, computadores e celulares dos investigados, os quais passarão por análise para corroborar com as provas já coletadas pela investigação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.