Em todo o mundo, existem cerca de 70 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, esse número chega a 2 milhões, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). Descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento, o TEA é caracterizado por déficits na interação social e comunicação e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Com o intuito de educar, sensibilizar e capacitar famílias e profissionais sobre o tema, a Pandorga Formação, segmento educacional da entidade sem fins lucrativos Associação Mantenedora Pandorga, de São Leopoldo/RS, criou o projeto “Autismo para Muitos”. A iniciativa, que oferece ações gratuitas, como bolsas de estudo para autistas, familiares e educadores, precisa de apoio para manter as atividades (saiba mais abaixo).
O setor também oferece capacitação de custo acessível, abertas à população. Atualmente, são 19 cursos online disponíveis. Também são ofertadas capacitações por meio de palestras personalizadas, além dos Cadernos Pandorga de Autismo, brochuras com material didático básico para apoiar familiares, cuidadores e profissionais que atendem indivíduos autistas.
Imposto de Renda pode auxiliar instituição
Em 17 anos de existência, a Pandorga Formação já distribuiu mais de 1,6 mil bolsas de estudo online gratuitas para pessoas autistas e suas famílias e mais de 450 bolsas para estudantes de licenciatura e professores, atendendo 550 municípios brasileiros.
Para garantir a sustentabilidade e a capacidade de continuar produzindo e compartilhando conhecimento confiável e de qualidade sobre autismo para o maior número de pessoas, o projeto busca apoiadores financeiros. É possível contribuir por meio do Imposto de Renda Solidário ou enviando uma doação direta via PIX Solidário pela chave PIX [email protected]
Como ajudar:
IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO
Quem declara Imposto de Renda (IR) pode destinar uma parte do imposto devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. A doação (ou destinação) de imposto devido a programas de incentivo fiscal ou a fundos de direito pode ser feita de duas maneiras: durante o ano-calendário ou no ato da declaração do Imposto de Renda.
O projeto “Autismo para muitos” está apto a receber doações via Fundo Municipal da Criança e Adolescente de São Leopoldo/RS. Confira, neste vídeo, um passo a passo para fazer a contribuição no ato da declaração deste ano, que vai até dia 30 de maio de 2025: https://www.youtube.com/watch?v=OHX10BriPx8
PIX SOLIDÁRIO
Mais informações sobre a Pandorga Formação pelo WhatsApp (51) 99537-1331